Fisioterapeuta do Vitta é o primeiro gaúcho certificado no CONCEITO SIN, para tratamento de dores crônicas

Compartilhe

Em outubro, o fisioterapeuta do Vitta, já especialista em tratamento de dores crônicas, Bruno Dreher Bosner, participou de um curso de formação em Brasília no Conceito SIN – Saúde Integrativa. O conceito, idealizado pelo fisioterapeuta Leonardo Machado, é uma metodologia que busca identificar a atual condição clínica do paciente através de avaliação própria e aprofundada, identificando potenciais físicos e clínicos das dores e eliminando hábitos prejudiciais à saúde do paciente. Bruno é o primeiro fisioterapeuta gaúcho a realizar a formação. Essa foi a primeira turma, que participará de um segundo encontro em dezembro, para completar o treinamento.  “Já venho aplicando o recurso em meus pacientes e as respostas são muito promissoras”, conta.
No conceito, entende-se que existem quatro pilares da saúde: estilo de vida, que engloba questões de sono, se o paciente fuma ou não, se é sedentário, entre outros; equilíbrio emocional, que identifica se a pessoa está ansiosa, deprimida, estressada; alimentação, visando reconhecer se a pessoa consome alimentos com potencial inflamatório, geradores de pressões ao nível abdominal, que alteram o posicionamento corporal, causando dores; e, por fim, o pilar de liberdade de movimento. “É nesse aspecto que entra o fisioterapeuta. Através de testes físicos, identificamos tensões do organismo e as tratamos de forma simples e objetiva, objetivando respostas rápidas nesse sentido”, explica Bruno.
O especialista lembra que o objetivo não é invadir outras áreas da saúde, mas identificar os fatores que não estão no plano físico de trabalho no tratamento das dores e que vão além dos alongamentos e reforços físicos. Após feita a identificação dessas variáveis, os pacientes são encaminhados para os profissionais responsáveis por cada área. “No Conceito SIN, o profissional é treinado justamente para identificar os fatores, que variam em cada pessoa. É promissor para aqueles pacientes que não evoluem no tratamento convencional”, explica.
A identificação dos fatores englobados nos quatro pilares é feita através de testes e análises, levando em consideração definições de outras áreas. Um bom exemplo, segundo Bruno, é a relação das dores com a odontologia. “Conseguimos identificar padrões oclusivos que repercutem em uma má mordida, que, por sua vez, refletem no corpo todo através de tensões, impedindo a eficácia do tratamento das dores desse paciente. Até hoje, não se sabia como tratar isso e o Conceito SIN vem com esse propósito, de utilizar a saúde integrativa para acabar com as dores crônicas.
A metodologia é indicada para quem busca compreender melhor suas dores, se trata com vários profissionais e mesmo assim não consegue encontrar respostas. Em relação à formação, inicialmente está sendo oferecida para fisioterapeutas e dentistas, devido à relação forte das duas áreas e sua atuação direta na questão física. Mas, futuramente, o curso será oferecido para profissionais de outras áreas. “O Conceito SIN é inovador e vem para resolver um grande problema da saúde atual, a segmentação. Precisamos unir as diferentes áreas para trazer mais qualidade de vida ao paciente. Abordamos desde o nível odontológico, psicológico, até a rotina, alimentação e estilo de vida. A ideia é que o programa se torne um acompanhamento da condição do paciente, envolvendo outros profissionais e permitindo que a pessoa atinja seus sonhos e objetivos, sem dor”, conclui.

Leia Mais

Coaching

Funcionamento durante a quarentena

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, estamos com todas as atividades presenciais suspensas, passando a operar apenas por via on-line. O atendimento aos clientes