Fisioterapia

Coordenada pela fisioterapeuta Juliane Heineck, essa área é orientada pela filosofia convergente promovida em todos os serviços do Vitta. Ela consiste em unir diferentes técnicas, correntes de estudo e visões para chegar a um tratamento mais eficiente. A formação dos profissionais se destaca porque é realizada dentro do Projeto Convergências – Formação em Reabilitação Postural e do Movimento, criado e ministrado pela renomada fisioterapeuta Angela Santos. Seguindo a premissa de que hoje não se pensa mais o músculo sozinho, mas sim relacionado a cadeias musculares, fasciais e neurais. O movimento é tratado visando a função, sendo necessário o conhecimento das várias cadeias e também as várias opções de tratamento da área. A partir do conhecimento do movimento normal, antes de iniciar o tratamento, o paciente é avaliado para que os profissionais reconheçam o que está em desordem e depois decidam os melhores métodos a serem aplicados. Além de ser mais eficaz, essa abordagem torna o tratamento mais dinâmico. Também é oferecido o atendimento fisioterápico domiciliar, para pacientes com menor possibilidade de locomoção. Entre os métodos utilizados estão a Reeducação Postural Global (RPG), Coordenação Motora, Terapia Manual, Cinesioterapia, Tapping, Conceito Mulligan, Laser, Eletroterapia, Acupuntura, Agulhamento Seco, Método Mckenzie, Maitland, entre outros.
Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica

Atua nos tratamentos de distúrbios musculoesqueléticos e em pós-operatório. Seus objetivos são aliviar a dor, corrigir deformidades, fortalecer músculos fracos e prevenir novas alterações para reabilitar a função normal.

Fisioterapia Pélvica

Especialidade que trata da saúde do assoalho pélvico. Atua no reforço da musculatura e em suas funcionalidades e prevenção de doenças. Uma das condições mais comuns tratadas pela área pélvica é a incontinência urinária. Faz uso de tratamentos com eletroestimulação, biofeedback e exercícios de fortalecimento, em mulheres e homens.

Reeducação Postural

Aliando avaliação postural estática e após avaliação dinâmica (para estabelecer onde a alteração postural interfere no movimento) se estabelece o Diagnóstico Clínico Postural. Através dele utilizam-se diversas técnicas para reabilitar as estruturas envolvidas e buscar a melhor postura e a mais funcional para cada indivíduo.

FISIOTERAPIA REUMATOLÓGICA

Se preocupa em tratar e trazer bem-estar e qualidade de vida a pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas, para amenizar dores e incapacidades, prevenir deformidades, fortalecer e alongar músculos afetados. Entre as condições que podem ser tratadas estão artrites e artroses, fibromialgia, osteoporose, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, entre outras doenças reumatológicas.

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Utiliza técnicas para melhorar a função pulmonar em pessoas afetadas por problemas broncopulmonares, através de exercícios de capacidade pulmonar e função respiratória.

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

Atua no prognóstico de doenças que acometem o sistema nervoso, como distúrbios neurológicos, motores e cognitivos. O profissional dessa área avalia os déficits funcionais e promove padrões adequados através de exercícios que melhoram a força, controle do tônus, coordenação motora e equilíbrio.

OSTEOPATIA

Surgiu nos Estados Unidos, criada por Dr. Andrew Taylor-Still. É uma abordagem terapêutica das disfunções de mobilidade dos tecidos e de articulações. Os osteopatas baseiam-se na teoria de que todos os sistemas do corpo estão interligados. Portanto, uma disfunção em uma parte do corpo afeta o todo. Por isso, trabalha para que se mantenha o equilíbrio, assim, o corpo terá forças para ser autossuficiente no processo de cura.