Quando se trata de avaliação da corrida, todos os recursos são necessários. Entendendo que a corrida necessita de diversos mecanismos para gerar o movimento adequado como: controle neuromuscular, força, recrutamento muscular, potência, etc., avaliar o atleta somente no resultado final do gesto motor – que seria a corrida em si – muitas vezes não é o suficiente para termos o entendimento se o movimento está adequado.

Pensando nisso, elaboramos uma avaliação que vai além da corrida. Associamos tecnologia do sensor inercial na corrida e nos testes dinâmicos como salto (GWALK). Incluímos ainda testes funcionais como Functional Movement Screen (FMS), Passo à Frente, Valgo Dinâmico. Além dos testes estáticos como alongamento de cadeias anterior e posterior, avaliação postural.

“A avaliação biomecânica da corrida é um recurso capaz de detectar alterações durante a corrida que podem levar a lesões e prejuízos no desempenho.”

Nossa avaliação, além do recurso tecnológico GWalk, também contempla filmagem 2D do corredor e do uso de um programa de análise do movimento, onde cada fase da corrida é avaliada minuciosamente pelas fisioterapeutas Ana Karine Fabeane e Juliane Heineck a fim de identificar alterações nos padrões de movimento do atleta. Passa para o lado e veja como funciona na prática.

Correr é uma tarefa que solicitamos que o nosso cérebro execute e ele vá lançar mão de tudo que tiver disponível para realizá-la, mesmo que o faça com estruturas que não estão preparadas. Esta é uma das possibilidades de lesão ou baixo desempenho.

Quando utilizamos o Functional Movement Screen (FMS), nosso objetivo é verificar como o atleta está se movimentando em situações que exijam equilíbrio, coordenação, força, estabilidade e mobilidade. O FMS avalia como o indivíduo executa a tarefa, que tipo de compensações faz quando não tem a força, o equilíbrio, a coordenação motora e/ou a mobilidade necessária.

Associado com os outros testes que utilizamos na avaliação da corrida, conseguimos informações mais precisas do que o atleta precisa desenvolver com maior ênfase em seu treinamento.

Deixe seu comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/vittanet/www/wp-includes/functions.php on line 4609

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/vittanet/www/wp-includes/functions.php on line 4609