Vitta promove vivência em Pilates para esclarecer a técnica

O Pilates é uma das práticas mais comuns e mais procuradas na atualidade. Trata-se de um método de condicionamento físico que propõe uma conexão entre corpo e mente a partir de exercícios que trabalham o corpo de maneira global, buscando a melhor funcionalidade e alinhamento postural.

Mas com a propagação de tantas informações, às vezes fica difícil saber exatamente o que é a técnica, quais a melhores linhas de desenvolvimento e como escolher a melhor modalidade para cada praticante. Pensando nisso e em disseminar os benefícios da prática, o Vitta Centro de Bem-Estar Físico irá realizar um evento gratuito para possibilitar a vivência do métdodo. Batizado de Vivência em Pilates, será realizado nos dias 18 de junho e 10 de setembro, das 10h às 12h, na sede do Vitta.

Para a especialista e coordenadora da equipe de Pilates do Vitta Silvia Bauer é importante saber fazer uma boa escolha do profissional e de sua linha de atuação. “Há uma proliferação muito grande de estúdios e locais que desenvolvem o Pilates, com diferentes qualificações na formação dos profissionais. Por isso é preciso instrumentalizar o público para entender a diferença das linhas de trabalho e quais critérios são importantes na escolha de um bom profissional”, adverte. “O método é muito rico e benéfico, mas se não for bem administrado pode causar lesões, por exemplo”, completa.

Silvia explica que existem linhas de formação diferentes no Pilates e, dentro delas, distintas modalidades. A linha clássica é mais parecida com o método preconizado por Joseph Pilates, com uma rotina e uma ordem mais estruturadas, com sequências e diferentes níveis. Já a linha contemporânea tem uma leitura um pouco mais aberta a adaptações, com exercícios criados por outros adeptos que não o fundador, mas baseados em seus princípios. “Ambas trazem benefícios, a escolha depende de qual a pessoa se identifica mais. Embora ambas trabalhem de formas distintas, os princípios são os mesmos e as duas entendem que Pilates não é só exercício, é um controle da saúde através de vários cuidados, com a mente e com o corpo”, ensina Silvia.

Joseph Pilates foi um autodidata, que teve influência da prática de diversas modalidades de esportes e exercícios na criação de sua própria. Práticas como a respiração, o alinhamento, a centralização (conhecida também como power house), a fluidez, através do que ele chamou de Contrologia, ajudam o ser humano a ter um controle do corpo através da mente, da respiração e de exercícios muito precisos, obtendo harmonia e equilíbrio corporal, calma e serenidade mental. Para Pilates, através de exercícios sistemáticos, qualidade do sono, do relaxamento e da alimentação, é possível ter uma saúde mais plena do ponto de vista preventivo. Entre os objetivos da prática estão a consciência corporal, flexibilidade, força muscular, respiração correta, melhora da autoestima, circulação, alinhamento, coordenação e mobilidade articular. “As pessoas pensam que pilates só envolve postura corporal. Também trabalha esse ponto, mas é muito mais amplo que isso. Através de uma avaliação individual é possível direcionar a prática para as necessidades de cada um”, reitera Silvia.

No evento, serão exibidos vídeos que explicam a história do método, além da exibição de aulas em vídeo com seu criador, Joseph Pilates. Também serão demonstrados exercícios nos aparelhos com os instrutores, abrindo espaço para quem quiser experimentar os básicos. Além disso, os instrutores do Vitta estarão à disposição para esclarecer dúvidas e orientar em relação a critérios de escolha da melhor modalidade para cada um. Ainda, uma agenda será aberta para a semana seguinte, com horários de aulas experimentais gratuitas de uma hora no Vitta. O evento será aberto ao público e não é necessário fazer reserva.

Princípios do Pilates

Concentração – Desenvolver maior consciência dos movimentos do corpo, auxiliando na identificação e correção de desequilíbrios musculares.

Controle – É essencial para a execução dos exercícios de forma adequada, pois a ausência deste permite uma compensação do trabalho por músculos mais fortes e/ou em melhor condição.

Centralização O trabalho é feito de dentro para fora, desenvolvendo o “Power House” (Casa de Força, em português), possibilitando uma sustentação da coluna e dos órgãos internos, bem como uma melhor movimentação do tronco.

Precisão – O corpo funciona de forma integrada. Por isso, movimentos precisos, solicitação dos músculos adequados e ritmo correto são imprescindíveis para obter o resultado esperado. No Pilates, o mais importante é a qualidade do movimento – não a quantidade.

Respiração – É estimulada durante toda a aula. Baseada na troca total de ar, para eliminar as toxinas e desenvolver boa circulação.

Fluidez – Os exercícios devem ser executados em um movimento fluído, relaxado e controlado. O movimentos são como uma dança.

Serviço

O quê: Vivência em Pilates Vitta
Quando: Sábado, 18 de junho, das 10h às 12h / Sábado, 10 de setembro, das 10h às 12h
Onde: Vitta Centro de Bem-Estar Físico (Rua Comendador Rheingantz, 880 – Porto Alegre – RS)
Investimento: Gratuito
Informações e reservas: (51) 3333.6135 / (51) 8124-0565 ou pelo e-mail vitta@vittanet.com.br

Deixe seu comentário