Rolfing: terapia manual para liberação fascial e melhor qualidade de vida

Pouco conhecido no Brasil e com apenas uma escola apta a formar profissionais para aplicar a técnica, o método de Rolfing trabalha a liberação das fáscias (estrutura em rede que permeia todos os ossos, músculos, nervos e órgãos) através do toque, buscando como resultado o alívio de dores crônicas, a correção postural e a melhor qualidade de vida.

 O que é Rolfing?

O Rolfing foi criado pela cientista norte-americana Ida P. Rolf (1886-1979), PhD em Bioquímica pela Universidade de Columbia. É um tratamento realizado através de toques especializados, profundos e precisos feitos com as mãos, para eliminar as tensões e encurtamentos musculares, diminuindo dores, corrigindo a postura e melhorando os movimentos. Basicamente, é um método que se utiliza da terapia manual e a fáscia como matéria-prima, equilibrando suas tensões e moldando esse tecido para que possa se relacionar de modo mais harmonioso em relação à gravidade, repercutindo positivamente na postura, na presença e na movimentação do paciente.

O que difere o Rolfing de outros métodos?

A principal diferença é que se trata de um trabalho não corretivo/consertador, mas holístico, levando em consideração vários aspectos do ser humano. Além disso, valoriza a importância da gravidade e sua relação com o sistema fascial.

Qual a vantagem do método de Rolfing?

Uma das vantagens do método é obedecer a um paradigma holístico e repercutir positivamente sobre a postura do paciente, seja relacionada à integração estrutural ou postura em relação ao espaço e às pessoas. Inicialmente, a melhora se dá em nível físico, liberando a rigidez e tensões que causam dores, reorganizando as estruturas do corpo, melhorando a postura e a consciência postural. Em segundo plano, a abordagem do Rolfing, ao trabalhar a fáscia e a percepção, produz uma ação sobre o sistema nervoso, implicando em benefícios relacionados à resposta de relaxamento e de bem-estar físico e mental.

Como é a aplicação do método?

O trabalho inicia com a observação e análise da estrutura corporal e dos padrões de movimento do paciente. Em conjunto com o técnico, são discutidas as sensações e percepções, observando-se o alinhamento dos membros do corpo, a relação entre si, identificando áreas de imobilidade e de tensão, áreas com rotações e torções e a existência de problemas específicos (geralmente dores) do paciente, criando-se assim um plano de aplicação ideal para cada caso. Geralmente, são realizadas de 10 a 15 sessões estruturais e de movimento, cada um com duração média de uma hora.

 

O método Rolfing é realizado no Vitta pelo profissional de fisioterapia e especialista em Rolfing Douglas Prediger. Informações na secretaria pelos telefones (51) 3333.6135 ou 98955.7617 (WhatsApp) ou e-mail vitta@vittanet.com.br.

Deixe seu comentário