Profissionais do Vitta conversam com alunos sobre postura na UFRGS

Os alunos do curso de biblioteconomia da UFRGS vão encarar a postura de outra maneira a partir da manhã de ontem. Na última quarta-feira (30), o educador físico do Vitta Alex Fagundes e o fisioterapeuta Bruno Bosner conversaram com os alunos do curso em uma palestra sobre AVD’s (atividades de vida diária) e postura.

O objetivo do evento era passar conhecimentos sobre a melhor atitude postural, melhores maneiras de se movimentar nas atividades cotidianas – como se sentar, como se posicionar em situações específicas, como carregar objetos sem prejudicar a postura – e as repercussões desses movimentos na qualidade de vida das pessoas. “A postura é tudo, é a forma que nos movimentamos, como nos apresentamos para o mundo. Nosso objetivo era mostrar que se eles escutarem seu corpo, aprenderem a lê-lo e se autocorrigirem, sua qualidade de vida irá melhorar muito”, explica Bosner. Segundo o especialista, assim é possível entender que inicialmente o corpo vai apresentando apenas desconfortos e pequenas disfunções, que vão limitando o movimento e a evolução disso são as dores. “Elas podem ser prevenidas, quando o corpo dá essa mensagem e sabemos ouvi-la”, alerta.

Com dinâmicas e exercícios práticos, os participantes puderam perceber no próprio corpo como funcionam as estruturas corporais e como elas se movimentam, o que chamamos de biomecânica do corpo. “Com as práticas, os alunos conseguem vivenciar o que mostramos na teoria, sentindo no próprio corpo os efeitos do que estávamos dizendo, como por exemplo, nos exercícios de respiração correta”, conta o fisioterapeuta.

Deixe seu comentário