Fugindo da cirurgia: Papo Vitta aborda tendências em tratamentos para a Osteoartrose e Tendinopatias

Papo Vitta junho2017

Algumas doenças evoluem gerando um desconforto tão grande que o primeiro pensamento que ocorre é passar por um procedimento cirúrgico. Entretanto, pode haver outras opções para a solução desse problema. Em muitos casos a cirurgia pode ser postergada ou até mesmo se tornar desnecessária.

A osteoartrose é a evolução de vários episódios de artrite, que é uma inflamação nos tecidos da articulação, principalmente nas cartilagens. Essa inflamação resulta no desgaste gradual dos tecidos e acaba provocando dores nas mais diversas articulações do corpo, dentre elas mãos, pescoço, região lombar, joelhos e quadris.

As tendinopatias são caracterizadas pelo processo inflamatório do tendão, entre as mais conhecidas, encontra-se a tendinite. É bastante comum em profissionais que realizam movimentos repetitivos e seu principal sintoma é a dor ao utilizar o músculo nas funções e movimentos durante a rotina.

Ambas as doenças podem ser tratadas, ainda no começo, com diversos tipos de tratamentos. O uso de células tronco, por exemplo, já vem conquistando muita popularidade nos Estados Unidos, como um tratamento eficaz da osteoartose e tendinopatias. E no próximo Papo Vitta, no dia 24, vamos falar exatamente sobre esses tratamentos que buscam encaminhar o quadro do paciente o mais distante possível de um procedimento cirúrgico.

O bate-papo deste mês fica a cargo do Dr. Thiago Bujes, especialista em Ortopedia e Traumatologia, que abordará vários tratamentos experimentais que já são populares nos Estados Unidos e estão em pesquisa no Brasil, além de explicar os procedimentos realizados pelo Vitta. “Hoje, nós realizamos muitas infiltrações guiadas por ecografias, que são procedimentos ambulatoriais e visam melhorar a função da articulação e dos tendões. Evitando assim uma intervenção cirúrgica que impossibilitará o paciente de realizar diversos movimentos e atividades que fazem parte da sua rotina.”

O Papo Vitta acontece no sábado, 24 de junho, às 10h30, na sede do Vitta. O evento é gratuito e aberto ao público. Para mais informações, entre em contato com a secretaria através dos telefones 51 3333.6135 e 98124.0565 ou e-mail vitta@vittanet.com.br.

Deixe seu comentário