“É um lugar que nos credibiliza muito como profissionais.” Conheça Rosemary Petkowicz, médica do Vitta

Da vontade de ajudar a melhorar a qualidade de vida das crianças, surgiu a Medicina do Esporte pelo seu caminho. Formada em Medicina, a Dra. Rosemary Petkowicz não possui apenas um currículo e sim uma trajetória em busca da promoção da saúde. Pós-graduada em Medicina do Esporte e mestre em Ciências do Movimento Humano, ela possui título de Medicina do Esporte certificado pelo Comitê Olímpico Internacional.

Nessa caminhada de mais de 18 anos de experiência, muitos caminhos foram percorridos e por um deles nós nos encontramos. “Por ter sido colega do Dr. Ricardo durante a nossa residência, ele me convidou para conhecer o Vitta e essa foi a oportunidade perfeita para trabalhar com a medicina do esporte de uma forma mais ligada à promoção da saúde e à qualidade de vida.”

Sua paixão pela medicina do esporte e movimento a levou a participar das Olimpíadas Rio 2016, onde atuou como médica atendendo a delegação esportiva. “Eu trabalhei com os esportes aquáticos que são modalidades com as quais tenho mais afinidade como o remo e a canoagem. Eu já havia realizado um curso pelo Comitê Olímpico Internacional sobre medicina do esporte, então foi uma oportunidade muito bacana poder acompanhar de perto o trabalho e também participar de atividades científicas. Foi uma experiência incrível participar dos jogos e ter contato com o trabalho dos profissionais que realizam a parte “pensante” das Olimpíadas.”

Esse é o tipo de experiência única na qual temos a chance de mostrar o tamanho do nosso potencial e profissionalismo, e o quão longe o exercício pode nos levar. Nesse caso, ele nos trouxe a vontade de ir além da Rose e o seu espírito de trabalho em equipe. “O que me encanta muito no Vitta é o trabalho multiprofissional, a interação que temos com diferentes áreas e profissionais, porque além de ter essa multidisciplinariedade, a equipe acaba te instigando. Por se tratar de um grupo que está sempre em busca de novos conhecimentos, isso acaba te motivando a buscar cada vez mais a tua excelência, esse espírito acaba contaminando e contagiando todo mundo.”

Desafios. É esse tipo de sentimento que atividades como o esporte conseguem nos proporcionar. E é exatamente esse espírito que procuramos manter no Vitta. Uma equipe integrada e unida, sempre em busca de novas oportunidades de aprendizado e conhecimento, como destaca Rose. “Eu me sinto muito desafiada e muito acolhida pelos colegas, além de credibilizada pelo Vitta. É um lugar que nos proporciona isso, nos credibiliza muito como profissionais.”

E ela não para. Planos para o futuro? Vários. E são esses planos que nos movem e nos fazem continuar indo além. Tomar conta de você não é apenas um lema, é uma realidade, prova disso são o comprometimento e dedicação de profissionais como a Rose, que estão sempre em busca de novos tratamentos e métodos para promover a sua saúde. “Eu estou indo para um congresso sobre Tabagismo, que é um tema que me atrai muito porque, assim como o exercício, é um fator muito importante na promoção da saúde, o tabagismo é uma chaga que surpreende pelo número de pessoas que ainda fumam. Então, a minha ideia é criar um atendimento mais direcionado para essas pessoas que precisam eliminar esse hábito. Minha proposta é unir o esporte, que é uma prática saudável, ao tratamento contra o vício.”

Ótima ideia, Rose. Vamos lá!

Deixe seu comentário